Notícias

14/05/2012Bahia

Encontro em Amargosa reúne famílias na luta pela defesa de direitos

Manifestação em Jiquiriçá é a principal atividade de massa que congrega sindicatos.


25ª Manifestação dos Trabalhadores da Região de Amargosa teve como tema a defesa dos direitos dos trabalhadores e a melhoria da política pública de saúde. As atividades se estenderam pelos dias 05 e 06 de maio, no encontro que reuniu centenas de agricultores familiares e representantes de diversas outras categorias de trabalhadores, vindos de diferentes municípios da região. Organizada pelo Pólo Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Região de Amargosa, a manifestação em Jiquiriçá é a principal atividade de massa que congrega os sindicatos.

Há alguns anos, o encontro conta com o apoio e a participação da FASE-Bahia. A manifestação deu início à 3ª Feira da Agricultura Familiar, destinada a demonstrar a importância da produção de alimentos – por parte de famílias que se dedicam à agricultura – para a economia de municípios do Baixo Sul e do Vale do Jiquiriçá. Jovens participantes do Programa Geração de Renda e agricultoras que atuaram no Projeto AMAs estiveram presentes, expondo e comercializando produtos. A identidade com a agricultura familiar e a adoção de princípios agroecológicos estiveram ressaltados nos rótulos confeccionados pela FASE.

Na noite do dia 05, grupos acompanhados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs) e pelo Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (SINTRAF) reuniram-se em apresentações culturais. Merecem registro: as apresentações de capoeira de jovens de Mutuípe e Ubaíra; a apresentação do terno de Reis de Jiquiriçá; a exposição de artesanato do Ponto de Cultura de Ubaíra; e a belíssima exibição do Bumba Meu Boi de uma comunidade rural de Ubaíra.

No domingo do dia 06, uma passeata percorreu as principais ruas de Jiquiriçá, com manifestantes expondo reivindicações. Após celebração religiosa, trabalhadores e lideranças fizeram um ato político na principal praça de Jiquiriçá.

Enviando sua mensagem