Notícias

15/03/2021Pernambuco

“Maleta da Juventude” chega a sua segunda edição em 2021

Projeto terá participação de 10 instituições parcerias que irão participar de debates sobre a desigualdade social no país e a violação aos direitos econômicos, sociais e representação política da juventude periférica com base no material das maletas disponibilizadas pelo Canal Futura.


O projeto “Maleta das Juventudes”, uma parceria do Canal Futura com a FASE Pernambuco, chega a sua segunda edição em 2021. A iniciativa promove uma série de encontros que visam debater questões como as desigualdades sociais no espaço urbano e as violações aos direitos econômicos, culturais e de representação política da juventude nas grandes cidades. Essas reuniões são coordenadas pela FASE, a partir do material composto por filmes, documentários e coletânea de textos fornecidos pela emissora de TV em forma de maleta. 

O primeiro ciclo de atividades aconteceu entre os anos de 2017 e 2019 e contou com a participação de 25 grupos e organizações como o Fórum das Juventudes de Pernambuco (FUJUPE), o Centro de Comunicação e Juventude (CCJ) e o Coletivo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de Pernambuco (COMLES). As instituições parceiras ajudaram tanto na mobilização da juventude para interação com o projeto,  monitorando e denunciando as ações do governo do território onde moram, como no planejamento das ações que seriam realizadas. Dentre esses atos estão as oficinas na Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE) com jovens encarcerados, o que teve uma grande repercussão na época, trazendo resultados positivos ao projeto. 

Por conta disso, foi retomado o contato com o Canal Futura, o que possibilitou a edição deste ano, ainda mais pelo fato de estarmos vivendo uma pandemia que agravou as desigualdades sociais no Brasil, ainda mais na cidade de Recife, que já era a capital mais desigual do Brasil. Agora, 10 entidades parceiras, dentre elas o Observatório Popular de Maranguape, a Ação Comunitária Caranguejo Uçá e o Monitoramento Jovem de Políticas Públicas(MJPOP), que estarão ajudando nas ações de incidência. A ideia é, a partir do conteúdo da Maleta, traçar estratégias para o fortalecimento de grupos para sua utilização, construir metodologias que auxiliem no processo de formação desses jovens e avançar na integração e no monitoramento de políticas públicas para a juventude.  

Enviando sua mensagem