Notícias

18/08/2021AgroecologiaMovimentos SociaisSegurança Alimentar

Morre Manoel da Conceição, liderança histórica dos trabalhadores rurais

Líder camponês tinha 86 anos e foi um dos  fundadores do PT e da CUT


O líder camponês Manoel da Conceição. Foto: Marcelo Cruz

Morreu nesta quarta-feira, aos 86 anos, o líder camponês Manoel da Conceição Santos, o seu Mané. O sindicalista estava internado há um mês no Hospital Macrorregional de Imperatriz (MA), e teve de ser entubado na noite de ontem com uma broncopneumonia aguda. A causa da morte ainda não foi confirmada.

Manoel teve a vida política ligada a setores progressistas das igrejas católica e evangélica. Fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e do Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural (CENTRU), ele era tido como um herói dos trabalhadores tanto do campo quanto da cidade, e referência para centenas de outros militantes na área.

Alguns educadores da FASE tiveram contato direto com Manoel e testemunharam a dedicação do colega na construção do movimento organizado no campo: “Foi no CENTRU que comecei minha militância na área rural de Pernambuco. Escutar as histórias dele foi o que me fortaleceu. Manoel, PRESENTE!”, diz Rosemere Nery, da FASE em Pernambuco. Para Maria da Graça Costa, presidente do Fundo DEMA, a partida de Manuel vai deixar “muitos legados à luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais”.

Enviando sua mensagem