28/06/2012 17:21
Foi há apenas um ano que o caminho da Economia Solidária no território do Baixo Tocantins ganhou consistência. Através de iniciativas realizadas em conjunto por organizações não governamentais, movimentos sociais e órgãos do governo – como algumas prefeituras municipais –, foram promovidas feiras nas cidades de Cametá, Mocajuba, Baião e Igarapé-Miri. Todas culminaram na criação de um Fórum Territorial de Economia Solidária do Baixo Tocantins – rede de apoio às iniciativas em curso na região. O coletivo objetiva consolidar o comércio justo, de maneira a estabelecer novas oportunidades e perspectivas viáveis na construção de outros modos de produção, consumo e vida. Dessa forma, se estabelece como importante ferramenta de organização e resistência dos agricultores e agricultoras familiares frente aos desafios impostos pelo avanço do agronegócio.
Em 2012, o Fórum iniciou suas ações em uma primeira reunião, no município de Baião. Em 22 e 23 de março, cerca de 60 pessoas deram legitimidade ao grupo, trabalhando na constituição de uma coordenação executiva. De acordo com as deliberações organizadas em agenda, no dia 11 de maio aconteceu outro encontro, dessa vez em Abaetetuba. A reunião contou com a participação da FASE, a qual foi convidada para contribuir na construção de estratégias que visem a consolidação da economia solidária na região.
Como encaminhamentos, o grupo elaborou uma série de agendas de promoção à economia solidária na região:
– No período de 24 a 26 de maio, aconteceu a Feira de Economia Solidária de Moju, e no período de 26 a 27 de maio aconteceu em Mocajuba;
– Em Igarapé-Miri, a Feira aconteceu nos dias 22 e 23 de junho, quando também ocorreu a segunda reunião da coordenação executiva para deliberações e outros encaminhamentos;
– Em Cametá, a Feira de Economia Solidária foi no dia 25 de junho.
Ainda nesse sentido de fortalecer a agricultura familiar o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mocajuba realizará a 7ª Feira da Produção Familiar Rural na Praça da Conceição do município em 25 de julho de 2012, com apoio da FASE Amazônia.