01/02/2023 12:57

Heróis da agricultura justa

No estado do Mato Grosso, uma das principais regiões produtoras de soja, Franciléia Paula de Castro luta pela implantação da agroecologia e por uma distribuição mais equitativa das terras.

“Tenho o compromisso de defender o cultivo de alimentos saudáveis ​​de acordo com os princípios da agroecologia. O uso de agrotóxicos é o nosso maior desafio. Os interesses econômicos das empresas multinacionais se opõem à garantia do abastecimento de alimentos à população brasileira.  Os pesticidas envenenam a água, o ar e os alimentos”.

Franciléia Paula de Castro

Agricultura globalizada em detrimento da população indígena – soja geneticamente modificada no Brasil

A soja é rica em proteínas, e é por isso que é usada em grandes quantidades como forragem em fazendas industriais. Existem variedades que também são cultivadas na Alemanha, mas a maior parte da soja é importada do Brasil, Paraguai e Argentina. A soja e o farelo de soja são usados ​​como ração para animais na indústria da carne.
Devido ao aumento da demanda de soja para ração animal na Europa, as áreas agrícolas dos países produtores estão sendo cada vez mais expandidas. As florestas nessas áreas são derrubadas e as pessoas que vivem lá são expulsas. Além disso, quase 80% da soja cultivada no mundo é geneticamente modificada. Muitos fertilizantes químicos e pesticidas são usados ​​no cultivo da soja.

Pesticidas envenenam a água, o ar e os alimentos

No Brasil, desde a década de 1980, houve um grande movimento político em direção à agroecologia, a fim de estabelecer uma alternativa vibrante ao sistema agrícola e alimentar industrializado e globalizado. Ela pede uma agricultura sustentável que proteja e apoie o meio ambiente e os meios de subsistência da população local.
Franciléia Paula de Castro participa desse movimento com sua organização FASE. Há muito tempo ela luta pela implementação de uma agricultura sustentável e distribuição justa de terras no Brasil. O economista agrícola mora no estado do Mato Grosso, uma das principais regiões produtoras de soja. O Brasil é o maior usuário mundial de agrotóxicos desde 2008, e Mato Grosso é o estado brasileiro com maior consumo de agrotóxicos. Franciléia Paula de Castro coordena a »Campanha Contra Intoxicações Agropecuárias e Pela Vida«. Com sua organização, ela fortalece o conhecimento e as oportunidades de participação das pessoas nas áreas rurais.

Preservação da biodiversidade e cultura mista

A agroecologia está comprometida com o manejo ecológico e orientado para o futuro de terras agrícolas que apoiem a biodiversidade e culturas mistas de plantas. Também na Alemanha, grupos políticos defendem a agroecologia como base para uma agricultura justa. Você aprendeu muito com o movimento brasileiro.

Matéria publicada originalmente em alemão