13/07/2011 21:19
Maria das Graças Costa, coordenadora do programa regional da Fase na Amazônia, recebeu o título de honra ao mérito pelos serviços prestados ao estado do Pará vestindo uma camiseta verde que dizia “Não a Belo Monte! Basta de violência na Amazônia”. O protesto silencioso foi ainda mais pertinente nesta data porque legisladores paraenses homenagearam com o título de “Cidadão do Pará” o diretor-presidente da Eletronorte, consórcio responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
Segundo Graça, a camiseta foi a maneira encontrada pela equipe da Fase para “falar” durante a cerimônia, já que em eventos como este no legislativo, em geral, uma pessoa discursa por todas as outras e a fala nem sempre será capaz de contemplar o sentimento geral. “Usar a camiseta foi o modo que encontramos de nos posicionarmos de modo forte, mesmo que silenciosamente”, contou, mencionando que o cerimonial da Assembleia Legislativa do Estado do Pará pediu que ela vestisse o casaco sobre a camiseta.
O título honorífico recebido pela coordenadora da Fase Amazônia foi entregue no dia 30 de junho e proposto pela deputada estadual Bernadete Ten Caten (PT). Graça lembrou que há décadas a Fase tem presença marcante na região e este não foi o primeiro título recebido naquela Casa.