18/04/2022 15:30

Seis Quintais Produtivos estão sendo implantados com a assessoria técnica da FASE na Bahia, em parceria com a Associação dos Pequenos Agricultores da Comunidade do Riacho do Caboclo – ASPARC, localizada na cidade de Presidente Tancredo Neves, território Baixo Sul baiano. Aline Souza e Silvanei Barbosa são os educadores da FASE responsáveis pela ação.

A finalidade do projeto é produzir alimentos para consumo das famílias beneficiárias, e ainda comercializar o excedente da produção na feira municipal e nos programas institucionais: PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Os quintais implantados terão uma dinâmica de grupos produtivos que vão impactar diretamente a vida de mais de 30 famílias da região. “Estou muito feliz com o início da implantação dos quintais, fico muito grata por estarmos dando o ponta pé inicial”, comemora Ednalva Lima, presidente da Associação (ASPARC). “A minha expectativa é de termos um produto de qualidade e totalmente agroecológico e, além disso, poderemos comercializar um pouco para complementar a renda familiar”, completa.

O Subprojeto Socioambiental voltados à Segurança Alimentar e Nutricional – Quintais Produtivos é resultado do Edital Emergencial 015 do Projeto Bahia Produtiva executado pela Companhia de Desenvolvimento E Ação Regional – (CAR/SDR), financiado pelo Governo do Estado e Banco Mundial.

“Agradeço a toda equipe da CAR e especialmente os técnicos exemplares da FASE. É muito lindo ouvir as pessoas perguntando se podem participar porque estão vendo que realmente está dando certo. Minha gratidão também por aqueles que, mesmo sem terem certeza de que iriamos conseguir, acreditaram e agarraram essa oportunidade”, completa a presidente.