Júlia Motta
07/06/2023 17:38

O Projeto de Assentamento Agroextrativista PAE Lago Grande, assessorado pela FASE Amazônia, promoveu a Feira da Agricultura Familiar na Vila Curuai, Santarém, no último sábado, dia 1° de junho. No evento, foram comercializados alimentos agroecológicos produzidos pelas comunidades agroextrativistas, e mais de 300 pessoas passaram pelo local.

Agricultoras seguram cartaz que diz “É clima de comida de verdade”

“Foi emocionante ver a diversidade de produtos agroecológicos, de comida de verdade produzida pelas comunidades com muito afeto, memória, identidade e saberes ancestrais, o que mostra a importância de garantir a reprodução das práticas agroextrativistas”, afirma Samis Vieira, educador da FASE Amazônia. Os agricultores comercializam farinha, goma, beiju, bolo de macaxeira, tucupi e outros alimentos.

A feira contou com a parceria da Federação das Associações de Moradores e Comunidades do Assentamento Agroextrativista da Gleba Lago Grande (FEAGLE), Grupo Mãe Terra, Guardiões Do Bem Viver e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém  (STTR), e reuniu cerca de 30 agricultores. “Foi lindo, emocionante e de arrepiar ao gritar para todo mundo ouvir que o PAE Lago Grande produz, sim”, finaliza Samis.

 

*Estagiária de Comunicação da FASE