28/11/2013 17:30

A série Entrevistas sobre a Amazônia é uma iniciativa da FASE Amazônia, com o apoio da Fundação Heinrich Böll (HBS) e da Fundação Ford (FF). Tem como objetivo divulgar ideias, posicionamentos e avaliações de lideranças de movimentos sociais, pesquisadores(as) e membros de ONGs sobre temas relevantes para o melhor conhecimento das novas dinâmicas socioterritoriais em andamento na região, bem como de experiências coletivas executadas por organizações da sociedade civil e que merecem ser conhecidas mais amplamente.

Com informação o Programa Amazônia espera contribuir para a construção e o fortalecimento de um pensamento crítico sobre o modelo hegemônico de desenvolvimento imposto à Amazônia; a democracia e de suas instituições; e a afirmação de direitos individuais e coletivos.

A primeira entrevista valoriza a ‘Prata da Casa’: Graça Costa, coordenadora da FASE Amazônia, fala do trabalho com mulheres e da necessidade de lutar por igualdade de gênero, desafio também no interior de organizações e movimentos sociais. Apesar do longo trabalho no tema, Graça fala especialmente do presente e do futuro, abordando o atual trabalho com mulheres da região do Baixo Tocantins.

A segundo conversa é com Winnie Overbeek, coordenador do WRM – World Rainforest Movement – ou Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais, em português. Sua organização tem acompanhado o crescimento dos monocultivos de dendê em diversos países do mundo, o que permite a Winnie fazer comparações com o preocupante quadro de expansão deste culturivo no Brasil – e na Amazônia, especialmente.

Matheus Otterloo, presidente do Comitê Gestor do Fundo Dema é o terceiro entrevistado da série. Aqui você encontra um resumo da história deste fundo que apoia pequenos projetos na expectativa e luta por Justiça Ambiental da Amazônia.

(atualizado em 16.12.13)